A aventura de ser mãe nos dias de hoje!


Ansiedade na Infância

20/04/2013 22:59

                Essa semana finalmente voltamos à psicóloga do Matheus, ela nos passou o resultado da avaliação. Fiquei muito apreensiva no inicío, percebi que eu estava na defensiva. Então ela explicou que o motivo do medo acima do normal que ele tem de animais é devido a ANSIEDADE. Esse transtorno é muito comum na infância, mas se não for tratado prejudica a vida adulta. O tratamento iniciará na semana que vem, fará terapia por mais ou menos 1 ano.

                Me deu um misto de sentimentos, fiquei chateada por pensar no sofrimento que ele passa em algumas situações, me senti culpada e ao mesmo tempo aliviada em saber o que ele tem e que tem tratamento. Vou fazer tudo que tiver ao meu alcance para que ele melhore logo, assim somos nós mães....vivemos para nossos pequenos!!!!

 

                Pesquisei  sobre o assunto um encontrei um livro bem interessante, amanhã vou comprar e depois falo sobre ele, pode ter outras mães na mesma situação.

 

 

 

TRANSTORNO DA ANSIEDADE NA INFÂNCIA
Medo, apreensão e ansiedade podem assumir muitas formas diferentes em crianças.    

   
Todas sentem medos em determinadas fases da vida, e faz parte do crescimento. Sabemos, por exemplo, que as crianças pequenas têm medo de se separar da mãe, e, ao mesmo tempo, começam a sentir medo de pessoas novas e estranhas. Um pouco mais tarde, a maioria das crianças passa a ter medo do escuro. Os primeiros anos na escola sempre causam temores e perturbações. Na adolescência, a inibição e a timidez se tornam uma parte muito comum, e muitas vezes perturbadora do desenvolvimento da maturidade. Em geral, quando aparecem, esses medos costumam apenas ser parte do processo normal de desenvolvimento pelo qual todos nós passamos. Algumas vezes, porém, os medos e as inquietações chegam ao ponto de constituir um problema para a criança. Muitos adultos acreditam que a infância é uma época de total liberdade e falta de responsabilidade. Por mais surpreendente que pareça, a ansiedade é o problema mais comum em crianças de todas as idades e afeta da infância a adolescência.
Controlar a ansiedade e ajudar a criança a ter segurança e controle sobre a própria vida são praticamente a mesma coisa, qualquer que seja a forma que a ansiedade assuma. Neste livro, vamos descrever alguns tipos comuns de ansiedades infantis, aumentar seu conhecimento sobre as ansiedades infantis e ensiná-lo a ajudar seu filho a dominar os próprios medos. Discutiremos todos os tipos de ansiedade - dos medos menores, temporários, que muitas crianças sentem, aos problemas mais persistentes, mais graves e invasivos, capazes de impor pesadas restrições à vida da criança. E, o que é mais importante, descrevermos em detalhes as aptidões e estratégias que podem ser usadas para ajudar a criança a controlar seus medos.
Este livro é direcionado a profissionais, técnicos e estudantes das áreas de Psicologia e Psicoterapia, e áreas correlatas, e pais de crianças com características e sintomas da ansiedade.

Sobre os autores

Ronald M. Rapee, Ph.D., é professor no Departamento de Psicologia na Macquarie University, em Sidney, Austrália.
Susan H. Spence, Ph.D., é professora de psicologia na Universidade de Queensland em Brisbane, Austrália.
Vanessa Cobham, Ph.D., é palestrante do Departamento de Psicologia na Universidade de Queensland, em Brisbane.
Ann Wignall, M. Psych., é psicóloga clínica no Departamento de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, no Royal North Shore Hospital, em Sidney.

 

UM BEIJO A TODOS E UM BOM FINAL DE SEMANA!!!!

 

 

 

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!