A aventura de ser mãe nos dias de hoje!


XIXI NA CAMA

13/03/2013 22:37

                Se tem uma coisa que nos deixa de cabelo em pé, é a fase da retirada da fralda, principalmente a da noite. O Matheus só tirou a fralda do dia após o nascimento da GUGU, ele tinha 3 aninhos, tentamos de tudo até que ele decidiu que não ia usar mais fralda. As tentativas foram desde penicos diferentes, assentos de vasos, recompensas e historinhas, mas forçar a criança nesta fase pode ser muito traumático, cada criança tem seu tempo.

                 A GUGU na escola não usa mais fralda, mas aqui em casa tá difícil, ela diz que é bebê igual ao Arthur e que tem que usar fralda.

                A fralda noturna é a mais difícil, O incômodo de acordar com a cama molhada é comum na infância, até os cinco anos, fase em que o mecanismo urinário ainda está amadurecendo. No entanto, ele se torna um problema – conhecido como enurese noturna - quando a criança continua encharcando o lençol depois dessa idade. 

 

                Quando o Matheus estava com 3 anos e meio ele começou a acordar no meio da noite pedindo que eu tirasse a fralda para ele fazer xixi, no inicio isso acontecia de vez em quando, os episódios foram se tornando mais frequentes. Até que um belo dia (25 dias depois) ele pediu para dormir sem fralda, expliquei pra ele que às vezes podia acontecer de escapar um pouco de xixi, que era normal e que eu não ia ficar brava. Nos primeiros dias eu acordava e levava ele pra fazer xixi umas duas vezes por noite, percebi que ele ia praticamente dormindo. Passado duas semanas escutei ele entrar no meu quarto dizendo que ia fazer xixi e assim parei de acordá-lo.

                Tomei alguns cuidados no inicio, não deixava ele tomar muito liquido perto da hora de deitar e quando íamos em alguma festa e ele chegava muito cansado eu o acordava no meio da noite para fazer xixi. Lógico que aconteceram alguns episódios de xixi na cama, ele ficava chateado e pedia desculpas, tadinho, eu falava que era assim e que não tinha problema.

                Encontrei uma tabela bem legal para ajudar as mães que estão nessa fase e alguns sites com informações que irão ajudar bastante!

 

 

http://www.portalvital.com/sua-casa/filho/xixi-na-cama-normal-ate-quando-

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/106/artigo246209-1.asp

http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI95821-10482,00.html

 

               Dedico este artigo à Ana Paola e seu KIM.

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Design profissional
  • Criação super fácil

Este site foi criado com Webnode. Crie o seu de graça agora!