A aventura de ser mãe nos dias de hoje!


Birra na hora de comer

08/06/2013 23:25

 

 

                Conforme as crianças vão crescendo muitos hábitos vão mudando também. Muitos de nós já escutamos: "meu filho comia bem até um ano, agora não come nada!". A medida que as crianças crescem elas começam a ficar mais seletivas e em quase todas as refeições você escuta que ela não gosta de tal tempero, que brócolis é ruim, que ela quer só o caldo do feijão e por aí vai. Muitas mães ficam frustradas e preocupadas nesta fase,  acham que a criança não esta se alimentando adequadamente e etc. 

 

  

 

             O Matheus sempre foi uma criança que se alimenta bem, escuto muitos eu não gosto disto ou daquilo, então tenho alguns truques para ele comer certos alimentos. Como ele tem verdadeira adoração por feijão amasso os legumes e coloco feijão por cima, ele nem repara, come e pronto e de me ver sempre comendo folhas, agora ele come rúcula todos os dias (tem que dar exemplo).
 
 
                Já a Ana esta bem na fase difícil, as vezes tem que contar até 10 para não perder a paciência. Uma coisa que funciona com ela é servir o prato junto com ela, assim ela mostra o que quer e na maioria das vezes come direitinho (meu cunhado chama ela de top model, come para sobreviver). Nos dias de birras e cara feia, que ela se nega a comer aprendi a não substituir as refeições, ela vai para a escola quase sem almoçar e a próxima refeição é o lanche (nestes dias mando um lanche reforçado e a professora sempre comenta que ela come o lanche todo), se começarmos a ceder as manhas aí eles aprendem que conseguem tudo através de uma boa birra. 
 
 
                Uma vez um pediatra me falou que as crianças não morrem de fome, que elas precisam de disciplina também nas refeições, se não quis almoçar nada de mamadeira ou lanches fora de hora.
Na hora das refeições vale algumas estratégias como decorar o prato, se comer direito ganha sobremesa (gelatina ou frutas são ideais), pratos e copos diferentes....
 
 
                As crianças aprendem desde pequenos que a hora das refeições são sempre importantes e muitas vezes a birra é uma forma de chamar a atenção! 

—————

Voltar