A aventura de ser mãe nos dias de hoje!


IMPORTÂNCIA DE BEBER ÁGUA DA INFÂNCIA À TERCEIRA IDADE

06/05/2013 21:24

                Depois que descobrimos o problema Renal do Arthur, comecei a ver a "água" com outros olhos.

                Desde pequenos, aprendemos que a água é essencial para a nossa saúde, mas muitas vezes nos descuidamos da hidratação, não só pelo fato de não torná-la um hábito, bebendo água apenas quando temos sede, mas também por desconhecer como ela atua no corpo. Nosso organismo é composto por aproximadamente 80% de água, na adolescência, isso cai para 70%. Na fase adulta, para 60%. Na terceira idade marca aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, de saída, os idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador mesmo desidratados, eles não sentem vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem, portanto o corpo  elimina mais água e consome menos.

 

 

                A água exerce importantes funções no organismo, responsável pela regulação da temperatura corporal, eliminação de excretos (urina e fezes) e toxinas, é importante para reações químicas e conduções nervosas (sinapses). Pouca água significa menor quantidade de sangue, de oxigênio e de sais minerais em nossas artérias e veias. Por isso, o corpo "pede" água. A informação é passada ao cérebro, a gente sente sede e sai em busca de líquidos.  Nos idosos, porém, esses mecanismos são menos eficientes.    A detecção de falta de água corporal e a percepção da sede ficam prejudicadas. 

                É importante também ter presente que as crianças, muitas vezes, não possuem consciência das suas necessidades e, para isso, é importante transmiti-las. No caso de recém nascidos que são amamentados, eles não necessitam de aporte extra de líquidos como água ou chá, pois o leite materno é suficiente para nutri-los, assim como fornecer a hidratação adequada para a criança até o sexto mês de vida, no entanto, nos dias de muito calor é importante oferecer o peito para o bebê com maior frequência a fim de garantir a hidratação necessária. Já para os bebês que são alimentados com leites artificiais o cuidado deve ser redobrado, recomenda-se oferecer água (mineral ou fervida) entre as tomadas de leite, tendo o cuidado de não forçar a criança.    

 

Abaixo algumas dicas para estimular o consumo de líquidos nas crianças:

  • Utilize recipientes atrativos;
  • Coloque canudinhos no copo para tornar a bebida mais divertida;
  • Suco natural de frutas, também é um bom aliado, o colorido dos alimentos ajuda a atrair a atenção e incentiva os consumo de líquidos entre as crianças, porém evite colocar açúcar nos sucos e no leite.
  • Transforme os sucos de frutas em picolé, evitando os corantes artificiais;
  • Congele o suco em cubinhos de gelo.

Fonte:  ANutricionista.Com - Mírian Valério - CRN2 7012P - Nutricionista em Rio Grande.

 

Vamos nos hidratar! Não devemos esperar que o organismo dispare o alarme da sede para ingerir água!

 

DEDICO ESTE POST AO MEU SOGRINHO!!!!

 

—————

Voltar



Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!